Seguidores: OBRIGADA POR VCS FAZEREM DE MIM UMA PESSOA MELHOR A CADA DIA.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Estudo - Vigilancia



A palavra vigiar quer dizer observar atentamente. Ser vigilante significa viver conscientemente ao longo do dia, da semana, do ano, ou para toda a vida. É uma constante percebermos nossa situação, nossas sensações, pensamentos e ações. Exemplos de vigilância: Uma mãe... Um vigia de banco... Um chefe de família... Um motorista... Um piloto de avião... Uma enfermeira... etc. ?

É estar atento, pois algo pode acontecer e nos surpreender. Na estratégia militar o uso de vigilantes é fundamental para que o inimigo não consiga chegar ao seu objetivo. Na aplicação bíblica vemos várias vezes este verbo e nesta passagem do evangelho, a vigilância toma uma conotação mais forte.

No caso que Jesus nos apresenta devemos estar vigilantes para a hora inesperada da chegada do patrão.
                        
Tudo o que temos nos é emprestado para fazermos o bem. Não somos proprietários de nada. Devemos utilizar todo o tempo necessário para praticarmos o bem neste curto espaço que temos em nossa vida.

A nossa existência é um constante “desafio administrativo” em relação ao amor imenso que Deus deposita em cada um de nós. Como criaturas d’Ele, devemos nos esforçar o máximo para correspondermos ao que nos pede. Tudo é Graça. Nossa colaboração é necessária para concretizarmos o plano de Deus na história.


 "Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir" (Mt 25.13). Isso implica em termos uma vida plena diante de Deus, para que não sejamos surpreendidos. Sem sombra de dúvida, a vigilância é o meio mais eficaz e seguro que nos prepara para as adversidades, as surpresas, as tempestades e dissabores que podem surgir em nossa vida.

A vigilância é a forma de estarmos sempre prontos para a volta de Cristo. Não sabemos o dia de volta, por isso, a qualquer momento podemos ser convocados para encontrarmos com o Senhor.

Quando vigiamos, estamos sempre de olho em tudo e analisando a real situação a nossa volta. Sabemos o que pode embaraçar nossa vida e nos levar à queda cristã, à morte física e espiritual. Vigilância é atenção permanente. Quando estamos vigilantes, não nos fundimos com as coisas. Estamos em uma posição de observador.



PONTOS SALIENTES:


1)      A VIGILÂNCIA NÃO NOS DEIXA SER PEGOS DE SURPRESA

2)      A VIGILÂNCIA É UM MEIO DE PREPARAÇÃO

3)      A VIGILANCIA NOS FAZ PACIENTES

4)      A VIGILANCIA NOS FAZ TRABALHAR.


Como conciliar a nossa vida diária + serviço cristão + a vigilância quanto à volta de Cristo? Não podemos separar estas três vertentes da vida cristã.

COMO NOS TORNAR VIGILANTES?


1.    Por meio da veracidade das Escrituras.

A Bíblia nos alerta com muita ênfase sobre a volta do Senhor, mostrando que da mesma forma como Ele subiu aos céus, também voltará, poderoso e cheio de glória. O que para uns SERÁ motivo de alegria eterna, para outros, condenação eterna. "Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" (At. 1.11).

Passado, Presente e Futuro – isto é o tempo. Vivemos em um mundo que não é estável. O cronômetro nunca pára.
Entretanto, o presente é o único momento que podemos influenciar. Existe um grande segredo neste pequenino espaço de tempo. Podemos não estar aqui no próximo segundo. Jesus pode voltar.

Obs: Através da fé, perseverança, obediência e santidade.


2.    Por meio da fidelidade Ap. 2.10 –

A fidelidade é um fator de suma importância para o cristão, independente de onde e como estamos. Temos que acreditar e sermos fiéis em tudo aquilo que fazemos e vivemos até a volta de Cristo. Seja no deserto ou em Canaã.

Obs: Fidelidade à família, à palavra de Deus, as pessoas, aos valores éticos e morais, aos seus projetos e etc.

3.    Por meio do discernimento Vers. 19 –

Discernir quer dizer distinguir uma coisa da outra. Para nossa vida cristã e secular, é um termo muito válido, porque sempre temos que estar discernindo entre o certo e o errado, o bem e o mal, como o apóstolo Paulo disse: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm;... eu não me deixarei dominar por nenhuma" (1CO 6.12). Pensar não é perceber.

 Obs: O consumismo, a negligencia, o adultério, a ganância, o orgulho, o poder etc.


5)   Perseverando por meio da fé.

Uma intensa e fervorosa dedicação a Deus através dos meios que a graça nos favorece, ou seja, por meio da oração, da adoração e comunhão cristã. Perseverando na verdadeira fé alcançamos a vida eterna e triunfamos em todas as circunstancias adversas. O ESPIRITO SANTO DE DEUS está sempre de prontidão para nos socorrer, vindo em nosso auxilio, fortalecendo nossa fé, não nos deixando cair e ficar prostrados no meio do caminho. Ele trabalha em nossas estruturas, fortalece nossas colunas, não nos deixa desistir.

5)   Por meio da pratica.

Praticá-la é realmente simples. Em cada momento de sua vida, sinta e observe tudo a seu redor, o máximo que puder, tente focar naquilo que esteja vivenciando, percebendo, pensando, conversando, orando, suplicando.

Ao aproximar-se de alguém e iniciar uma conversa, tente também ser vigilante. Pronuncie as palavras claramente e sem pressa – faça-o com consciência. Você sentirá uma mudança no horizonte, ao comparar com sua conversa normal, quando você diz tantas palavras inúteis. Então você pode tentar qualquer coisa que venha a sua mente: comer vigilantemente, caminhar, ler, assistir TV, fazer compras.

Você não precisa dizer: “Agora estou sentado, agora estou caminhando, agora estou respirando”. Isso funciona somente em fazer. No início, é muito difícil permanecer como um observador por um longo período de tempo. Com o tempo, será mais fácil, mesmo em situações mais duras. E então, manter a vigilância se tornará uma parte óbvia e natural em você.

 Deus te conceda ricas bençãos dos céus!









Nenhum comentário: